Para quem deseja trabalhar seu nível técnico de finais é de vital importância ter uma base sólida, focalizando as mais importantes posições teóricas, principais ideias e técnicas. Como regra, este conhecimento fundamental consiste de um pequeno número de posições simples, típicas; mas essas posições precisam ser completamente compreendidas e memorizadas.
Infelizmente, muitos jogadores-incluindo alguns muito fortes-não tem feito essa "lição de casa", e como resultado sua compreensão dos finais de partida é caótica e insegura. As consequências normalmente são trágicas!
Você saberia jogar corretamente esses finais abaixo que são considerados "finais de iniciantes"?
(brancas jogam e empatam)
(brancas jogam e ganham)
(pretas jogam e empatam)
Realmente trata-se de posições bem simples (??), porém durante a partida, com pouco tempo no relógio, podem se transformar em dor de cabeça para o jogador.
Um dos exemplos mais brilhantes de conhecimento "básico" de finais jogado em alto nível é o seguinte:
Essa partida foi disputada em 1998, no torneio de Linares entre Topalov - Shirov. Aqui as pretas tem vantagem material, porém, os bispos de cores opostas diminuem drasticamente essa vantagem devido à tendência desses finais serem empate. Shirov fez uma grande jogada para abrir caminho ao seu rei para a ala da dama e consequentemente venceu com grande mérito.
1....Bh3!! 2.gh3 Rf5 3.Rf2 Re4! 4.Bf6 d4 5.Be7 Rd3 6.Bc5 Rc4 7.Be7 Rb3, ganhando.
De fato, a palavra "finais elementares" ou "conhecimento básico" devem ser revistas!
Nenhum comentário:
Postar um comentário