Um erro que a maioria dos jogadores iniciantes cometem ao estudarem xadrez é dedicar a maior parte do tempo de treinamento às aberturas. Isso não significa que esta fase do jogo deva ser ignorada inicialmente, longe disso! Porém, é necessário dedicar mais atenção à compreensão das posições chamadas "típicas", tanto no ataque quanto na defesa. Capablanca dizia que o treinamento deveria começar pelos finais... Enfim.
No diagrama abaixo temos uma das posições mais conhecidas de ataque no xadrez (posições típicas). Jogam as brancas. Qual a sequência vencedora?
(brancas jogam e ganham)
Aconteceu em Caruaru, neste último domingo, a 4ª etapa do circuito de xadrez da LAPEX (Liga do agreste pernambucano de xadrez), tendo como vencedor o enxadrista Carlos Capivara, com 6 pontos. Seguem, abaixo, algumas imagens do evento.
A ABX (academia belojardinense de xadrez) foi fundada no dia 19 de abril de 2012, quando o enxadrista Luiz Marinho, ao retornar à sua cidade após morar por um tempo em Caruaru, reuniu um grupo de amigos para movimentar o xadrez e organizar o campeonato local. Foi de grande valia a ajuda do amigo Cidcley, de Caruaru, que cedeu uma cópia do estatuto do Clube de xadrez de Caruaru e esta foi adaptada para o clube de xadrez de Belo Jardim.
Além de sediar e organizar os campeonatos de xadrez, a ABX realiza um trabalho junto às escolas do município com aulas de xadrez gratuitas. Nos últimos anos a ABX iniciou um trabalho com pessoas portadoras de deficiência auditiva, conseguindo formar vários enxadristas.
O primeiro torneio da ABX foi realizado em homenagem ao maestro Ulisses Lima, grande incentivador cultural da cidade. No primeiro ano da ABX todos os torneios receberam o nome de pessoas que, de alguma maneira, contribuíram para o desenvolvimento da cidade e, consequentemente, do xadrez local. A ABX faz parte da "Liga Agreste de Xadrez", que é a união dos clubes de xadrez daquela região do estado de Pernambuco com o objetivo de organizar e fortalecer o xadrez naquela área.
Em 2014 a ABX realizou o primeiro "aberto" da cidade, com R$1.200,00 em prêmios. No ano seguinte foi organizado o I circuito de xadrez escolar de Belo Jardim, com a participação de aproximadamente 230 crianças e adolescentes. A ABX é mais um espaço dedicado ao xadrez pernambucano que comprova, mais uma vez, a força que é o interior do estado nessa modalidade.
Algumas imagens:
De 07 a 09 de julho de 2017 será realizado o Aberto do Brasil de xadrez - Memorial Dr. Luiz Tavares e Eduardo Asfora, nas dependências do hotel jangadeiro, em Boa Viagem, Recife. O evento contará com a organização do MF Marco Asfora, que também será o diretor do torneio, e do MN Rodrigo Yoshio. Mais informações no folder abaixo.